Objetivos

 

Pretende-se que os alunos abordem conceitos de diversas disciplinas, tais como, Matemática, Física, Química, Educação Tecnológica, Informática (programação), Inglês e Educação Visual. Pretende-se também que desenvolvam competências sociais e de comunicação, dentro e fora da escola, em grupo e também na Internet. Este clube carateriza-se por ser um ambiente de trabalho, onde os alunos têm a oportunidade de montar e programar o seu próprio robot, controlando-o através de um computador ou tablet com um software especializado. O aluno torna-se construtor de conhecimento, através da observação, da própria prática e do trabalho colaborativo que surge entre professores e alunos.

 

O Clube tem como principais objetivos promover e fomentar nos alunos o gosto pela programação e robótica, nomeadamente:

 

·         Investigar e desenvolver projetos envolvendo robôs e placas Arduíno e Micro:bit

·         Familiarizar-se com algumas linguagens de programação

·   Contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional caracterizado por quatro grandes classes: abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos

·         Promover o desenvolvimento dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário;

·         Promover o desenvolvimento tecnológico e as aplicações na área da robótica;

·         Promover e estimular a investigação científica.

 


Contributo para Dimensão Curricular do Projeto Educativo do AE1MC
Nas seguintes linhas de ação:

·         promoção da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de competências nos domínios científico e técnico;

·         promoção da diferenciação pedagógica e da diversificação das estratégias educativas;

·         promoção dos Cursos Profissionais no Ensino Secundário;

·         valorização da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade.


Atividades propostas

 

Pretende-se envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos/blocos, aliada à eletrónica e à robótica.

·         Desenvolvimento de atividades envolvendo linguagens de programação visuais conjugadas ou não com eletrónica;

·         Contacto e manipulação de componentes do Arduíno programando-os.

·         Criação de jogos com robots

·         Criação de atividades e/ ou projetos que envolvam interdisciplinaridade.

·         Promoção da Hora do Código

·         Realização de atividades de articulação com outros ciclos (especialmente o 1ºciclo)


Público Alvo

·         Alunos dos Cursos Profissionais (sobretudo dos Cursos Profissionais TEAC).

·         Também poderão participar alunos dos Cursos Científico-Humanísticos – Ciências e Tecnologias.


Professores Responsáveis pelo Clube

Coordenador: Makário Fernandes

António Correia

Ricardo Duarte

Sérgio Silva

 

Jorge Cruz