Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses
Portal do agrupamento de escolas nº1 de Marco de Canaveses
Objetivos
Pretende-se que os alunos abordem conceitos de diversas disciplinas, tais como, Matemática, Física, Química, Educação Tecnológica, Informática (programação), Inglês e Educação Visual. Pretende-se também que desenvolvam competências sociais e de comunicação, dentro e fora da escola, em grupo e também na Internet. Este clube carateriza-se por ser um ambiente de trabalho, onde os alunos têm a oportunidade de montar e programar o seu próprio robot, controlando-o através de um computador ou tablet com um software especializado. O aluno torna-se construtor de conhecimento, através da observação, da própria prática e do trabalho colaborativo que surge entre professores e alunos.
O Clube tem como principais objetivos promover e fomentar nos alunos o gosto pela programação e robótica, nomeadamente:
· Investigar e desenvolver projetos envolvendo robôs e placas Arduíno e Micro:bit
· Familiarizar-se com algumas linguagens de programação
· Contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional caracterizado por quatro grandes classes: abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos
· Promover o desenvolvimento dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário;
· Promover o desenvolvimento tecnológico e as aplicações na área da robótica;
· Promover e estimular a investigação científica.
Contributo para Dimensão Curricular do Projeto Educativo do AE1MC
Nas seguintes linhas de ação:
· promoção da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de competências nos domínios científico e técnico;
· promoção da diferenciação pedagógica e da diversificação das estratégias educativas;
· promoção dos Cursos Profissionais no Ensino Secundário;
· valorização da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade.
Atividades propostas
Pretende-se envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos/blocos, aliada à eletrónica e à robótica.
· Desenvolvimento de atividades envolvendo linguagens de programação visuais conjugadas ou não com eletrónica;
· Contacto e manipulação de componentes do Arduíno programando-os.
· Criação de jogos com robots
· Criação de atividades e/ ou projetos que envolvam interdisciplinaridade.
· Promoção da Hora do Código
· Realização de atividades de articulação com outros ciclos (especialmente o 1ºciclo)
Público Alvo
· Alunos dos Cursos Profissionais (sobretudo dos Cursos Profissionais TEAC).
· Também poderão participar alunos dos Cursos Científico-Humanísticos – Ciências e Tecnologias.
Professores Responsáveis pelo Clube
Coordenador: Makário Fernandes
António Correia
Ricardo Duarte
Sérgio Silva
Jorge Cruz
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