ESCOLA BÁSICA DE TOUTOSA

RECRIAÇÃO DO “CERCO DO QUARTEL DO CARMO”

Comemoração dos 50 anos do 25 de abril

O dia 18 de abril foi vivenciado de uma forma sui generis pela comunidade educativa da Escola Básica de Toutosa que recuou ao passado para reviver um dos momentos mais emblemáticos e importantes da História de Portugal, o cerco do Quartel do Carmo, um acontecimento que foi determinante para o término de um longo período de repressão e o início de uma era onde impera a democracia!

A atividade, organizada pelos professores Adília Marinho, Elisabete Gomes e Plácido Carvalho, insere-se no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e teve como propósito, para além de dar a conhecer o referido evento, unir toda a comunidade educativa em prol do mesmo objetivo: celebrar a LIBERDADE, um valor que hoje, mais do que nunca, merece todo o nosso respeito e preservação!

Um agradecimento ao regimento de Infantaria 13 por se ter deslocado à nossa escola e colaborado em toda a encenação. Um agradecimento ainda às diferentes entidades presentes na “Recriação do cerco do Quartel do Carmo” e à professora Fátima Couto que tudo fez para que este momento fosse possível. Um louvor ainda a todos os alunos envolvidos, especialmente Afonso Couto, David Rocha, José Ribeiro, Martim Ribeiro, Mariana Vieira do 9ºA_2 e José Silva, Gonçalo Barros, Rúben Moura do 7º A_2, a todo o pessoal docente e não docente – em particular à Dª Marina Coelho – que em muito contribuíram para a concretização de uma atividade que fará parte, com toda a certeza, da História da nossa Escola!


Os professores

Elisabete Gomes, Adília Marinho e Plácido Carvalho