Os alunos das turmas 10ºG e 10ºH da Escola Secundária de Marco de Canaveses tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo à Assembleia da República. Essa experiência proporcionou aos nossos estudantes um contacto direto com o funcionamento do principal órgão legislativo do nosso país. Durante a visita, os alunos puderam:
Observar o Plenário: Assistiram a debates e intervenções dos deputados, compreendendo a dinâmica das discussões políticas a nível nacional.
Conhecer o Palácio de São Bento: Exploraram os principais espaços ,aprendendo sobre a história e a função parlamentar do edifício..
Promover a Educação para a Cidadania: Refletiram sobre a importância da participação cívica e democrática na sociedade.
Acreditamos que essa experiência enriqueceu o conhecimento dos nossos alunos, consolidando o que têm aprendido em sala de aula e ampliando seus horizontes culturais. Além disso, reforçou o espírito de grupo e a consciência da relevância dos poderes políticos e legislativos.
Agradecemos à  Câmara Municipal de Marco de Canaveses  por  proporcionar esta oportunidade educativa aos nossos estudantes.
 
As Diretoras de Turma,
Leonor Silva e Isabel Ramos

Visita à Assembleia da República

No dia 22 de maio, os alunos da Escola Básica de Toutosa tiveram a oportunidade única de visitar a Assembleia da República em Lisboa. Acompanhados pelos seus professores e pela presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses. Chegados à Assembleia, fomos recebidos pelo senhor deputado Carlos Brás que nos conduziu em visita pelos corredores do edifício. Os estudantes olhavam com muita atenção e admiração para as esculturas, bustos, pinturas e fotografias de antigas personalidades políticas. O ponto alto da visita foi a entrada no hemiciclo, onde os deputados debatem e votam as leis. Sentamo-nos nas galerias e observamos os políticos em ação. Alguns políticos eram caras conhecidas, vistos anteriormente na televisão. Alguns alunos tiveram a oportunidade de cumprimentar e falar com alguns deputados sobre o seu percurso político e a importância da participação cívica. Agradecemos à Câmara Municipal de Marco de Canaveses a oportunidade dada aos nossos jovens, pela experiência única.

 

As turmas: 8º_A e 9º_A. Os professores: Fátima Couto, Isabel Oliveira, Madalena Moreira, Marco Mesquita e Paula Cunha.