Celebrando a Liberdade

    Os alunos da EB de Peso decidiram celebrar o Dia da Liberdade de uma forma diferente.

    As atividades decorreram ao longo de vários dias em abril, encetadas com uma bela aula de História dedicada ao tema, pelo mestre Nuno Abreu.  Foram convidadas pessoas da comunidade para virem à escola dar testemunho das suas vivências, fazendo o paralelismo entre o “antes” e o “depois” da revolução dos cravos: um ex-combatente da guerra colonial, um “retornado” de Angola e ainda a avó de uma aluna que acompanhou de perto o movimento estudantil, enquanto aluna do ensino superior, numa faculdade em Lisboa.

    As crianças, de forma entusiasta, entrevistaram os convidados que tiveram o cuidado de lhes saciarem a curiosidade, sem, contudo, ferirem suscetibilidades, uma vez que se tratavam de experiências duras, muito sofridas.

    Foi relembrado o que motivou o nome da rua da escola- “Rua Zeca Afonso”, em memória de um gigantesco concerto do cantor, ocorrido a 8 de agosto de 1976, no local onde se ergueu posteriormente a escola.

    Os alunos também receberam a escritora Cidália, dramatizaram a “revolução”, seguindo-se a apresentação do livro “E há cravos vermelhos”.

    Enfim, uma festa, onde não faltaram as músicas emblemáticas da revolução e o convívio entre os intervenientes, culminando com a distribuição de cravos, confecionado pelas crianças.

 

 

 Lurdes Saraiva