À conversa com…

Clemente Alves

No dia 1 de março recebemos, na biblioteca da Escola Básica de Toutosa, o Senhor Clemente Alves, da URAP, a convite dos docentes de História e HGP, no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril.

Foi uma tarde extremamente agradável onde os presentes, alunos do 9º ano e docentes, tiveram oportunidade de recordar a História de Portugal e as estórias contadas e recontadas pelos avós e bisavós.

Foi com muito respeito e admiração (alguma emoção…) que ouvimos o orador referir vivências do tempo do Estado Novo: a prisão, na véspera do casamento, que durou mais de um ano, os espancamentos, a visita dos pais e da noiva, o voltar de costas dos amigos após a saída da prisão, por medo de represálias, o aplauso após o 25 de abril de 1974…

Em tempos tão conturbados com o renascimento de ideologias antidemocráticas é de suma importância o testemunho dos que sentiram no corpo e na alma as adversidades da falta de Liberdade.

Os elementos da plateia tiveram oportunidade de questionar o orador que respondeu a todas as perguntas com agrado e sentimento de missão e muita emoção…

 

Foi um momento único!