No passado dia 9 de maio, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química, os alunos de 7º ano da Escola Básica de Toutosa, participaram numa visita de Estudo ao Planetário do Porto e ao Parque Paleozoico de Valongo.

No Planetário, os alunos assistiram à atividade “Do Sol aos Confins do Universo”, onde “passearam” por todo o nosso Sistema Solar, visitaram exoplanetas, deslumbraram-se com constelações, com enxames de estrela e de galáxias. Tudo isto, espreitando pelos mais poderosos telescópios alguma vez construídos! Na sessão imersiva assistiram à curta-metragem: Exoplanetas, ao momento imersivo principal: O Espantoso telescópio, ao momento imersivo complementar: Uma aventura no Sistema Solar e ao momento imersivo ao vivo. No laboratório os alunos fizeram a atividade Observação do Sol com telescópio, assim como a atividade prática: O peso certo, onde executaram experiências laboratoriais relativas aos conceitos de peso e massa.

No Parque Paleozoico de Valongo, foi efetuado um percurso pedestre, com várias estações, nas quais se observaram diferentes tipos de estruturas geológicas e diversas formações rochosas, cujo estudo permite obter informações sobre as Etapas da História da Terra. Adicionalmente os alunos visitaram o museu do Parque, onde foi efetuado um enquadramento Histórico, Geográfico e Geológico da Serra de Valongo.

Alunos e Professores conviveram num piquenique no “Parque da Cidade” na cidade Porto.

Os alunos participaram na visita de forma muito ativa, observando, questionando e analisando a informação que lhes era transmitida.