Debate – OPE 2022 - EBT

Decorreu, no dia 17 de março, na Escola Básica de Toutosa, o debate OPE – 2022, que nos permitiu conhecer, mais pormenorizadamente, as propostas apresentadas pelos alunos do 3º ciclo, ao Orçamento Participativo Escolas 2022. Este dia serviu, também, para inaugurar a “Esplanada para dois dedos de conversa”, projeto vencedor do OPE 2021, apresentado por alunos do 9ºB_2, do ano letivo transato.

É importante referir que o desenvolvimento do OPE constitui uma oportunidade de os alunos participarem no desenvolvimento de um projeto que contribui para a melhoria da escola que frequentam e que possa beneficiar a comunidade. Em suma, o OPE visa estimular a participação cívica e democrática dos alunos, promover o espírito crítico e a educação para a cidadania, o diálogo, o respeito pelas diferentes escolhas, a mobilização coletiva em prol da melhoria das condições de ensino e de aprendizagem, bem como, valorizar a opinião em decisões nas quais os alunos são os principais interessados e responsáveis, ou seja, um processo totalmente democrático.

Este ano o OPE, subordinado à temática da inclusão e sob o lema “Agora a sério, TODOS fazem a diferença”, pretende revelar projetos inclusivos e que promovam o bem-estar com ações específicas que fomentem a inclusão.

Este ano foram apresentadas 5 propostas, o maior número de sempre, o que muito nos apraz. Os projetos apresentados e os representantes no debate foram: Lista A, “Boccia na Escola – Desporto e Inclusão”, defendida pela Sara Pinto do 9ºA_2; Lista B, “Sala de Atividades Alternativas, representada pela Maria Pinto do 7ºA_2; Lista C, “Plasma interativo”, defendida pelo Francisco Pinheiro, do 7ºA_2; Lista D, “Rádio Escola”, com a Laura Almeida e a Lista E, “Sala de Atividades Alternativas”, com a Francisca Bessa, do 8ºB_2, na defesa.

O debate foi, magnificamente, moderado pelo Diogo Rangel, do 9ºC_2.

De 10 a 23 de março decorre a fase da divulgação e debate dos projetos.

No dia 24 de março, Dia do Estudante, decorrerá a votação, em formato online, das 11h às 12h 30min, através de um link que será fornecido aos alunos do 3º ciclo.

A nível orçamental, o valor disponibilizado para a concretização do projeto vencedor é de 500 € e a proposta vencedora terá de ser executada até ao último dia deste ano civil.

A professora Adília Marinho, enquanto membro do Conselho Geral do Agrupamento, foi nomeada para a comissão eleitoral e para acompanhar o desenvolvimento do OPE na EBT.

Agradecemos aos 5 representantes dos projetos apresentados, estendendo o agradecimento aos restantes proponentes dos projetos, bem como aos diretores de turma que estimulam os alunos a participar, às professora Ana Navarro, Elisabete Gomes, Carla Monteiro e Sofia Teixeira; ao Diogo Rangel por ter aceitado o convite para moderar o debate e o modo exemplar como o concretizou; à professora Manuela Coelho, que se esmerou (como sempre!) na decoração e organização do espaço, ao professor Plácido, repórter de imagem, à professora Adília Marinho, pelo apoio na preparação do debate e no acompanhamento das fases do OPE e a todos os que, com os seus atos, tornam o Mundo mais Democrático, mais Solidário, mais Pacífico, enfim… MELHOR!!!

Foi um debate esclarecedor!